sábado, 10 de janeiro de 2015

Je Suis Eu Próprio.

Este não é um post normal, mas podia ser.

Aconteceu uma tragédia, 12 pessoas morreram. Tudo por causa de um extremismo doentio onde "vamos defender a nossa religião". Curioso é que os representantes dessa religião condenam os actos, não se revêm nos ataques e nunca os vi defenderem o extremismo como salvação do que quer que seja. No entanto, temos a Comunicação Social a contribuir para que a imagem de que existe uma religião extremista. Discordo. Todo o idiota que defenda de forma extremada uma religião está a ir contra a própria religião. Muitos podem dizer "mas na Igreja isso não acontece", aos quais eu respondo com um "e lembram-se dos tempos da Inquisição? Estudaram isso na escola? Venham-me falar agora de extremismo" e os argumentos acabam-se.

Stéphane Charbonnier, ou Charb, director, cartoonista e um dos que morreu tinha dito em tempos, numa entrevista que preferia morrer de pé em vez de viver de joelhos. E isto foi à uns anos aquando uma publicações polémicas na Charlie Hebdo, antiga Hara-Kiri Hebdo. A coragem que estes homens e mulheres, ou esta publicação, têm e tiveram, não é, de todo, comparada à vossa estúpida onda de solidariedade. Vocês são Charlie? Vocês que vivem de joelhos, que se rebaixam, que não são capazes de fazer as coisas como queriam por medo de represálias, são Charlie? Vocês são é uns sem-vergonha! Vocês são aquilo que está mal na Comunicação Social em Portugal e em todo o Mundo! Vocês são a causa de terem um povo desinformado, porque o que interessa é o escândalo. O que vos interessa é saber que Paulo Portas está na Feira de Carcavelos, quando deviam era dizer para onde foram os papéis estranhamente desaparecidos sobre a aquisição de submarinos desnecessários para Portugal, causando endividamento. O que interessa é saber que os nomes mais usados são Maria e João, quando devia ser o desmascarar das empresas onde entram nomes de ministros por onde existem desvios de dinheiro que e que tanto fazem o povo ficar cada vez mais pobre. VOCÊS SÃO UMA ESCUMALHA TÃO GRANDE QUANTO OS QUE ROUBAM PORQUE NÃO TÊM CORAGEM DE EXPOR A VERDADE TAL E QUAL COMO ELA É. E eu, que estudo Comunicação Social tenho vergonha e repúdio essa atitude medíocre que vocês tão orgulhosamente ostentam como se fossem todos Charlie.

Eu não sei se sou capaz de ser Charlie. Não sei mesmo. Tenho ideias muito próprias, defendo a pluralidade e a multiculturalidade. Sou contra o extremismo e contra o falar da boca para fora. Lembram-se da hashtag #SomosTodosMacacos ? Quantos de vós é que já tinham feito algo para acabar com o racismo? Nenhum, não é?

Isto é tudo muito giro, mas partilhar uma hashtag e uma imagem a dizer #JeSuisCharlie só vos faz ser ridículos. Se querem mudar o mundo, arregacem as mangas e larguem as partilhas de Facebook e Twitter. Vocês nunca serão Charlies. Serão sempre vocês próprios. Cabe a vós escolher entre viver de joelhos ou ter coragem para viver de pé.


Sem comentários:

Enviar um comentário